quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Histórico do Casa Lar



   Vitória da conquista e uma cidade carente de obras sociais principalmente asilos para idosos( Casa Lar). Concluímos que o numero de idosos  atendidos na Casa do Andarilho hoje passa de vinte em regime de internato o que não é função de um albergue, ao abrir o Casa Lar estaremos adequando o atendimento a esta fachetaria de idade, abrindo mais de 48 vagas para idosos em situação de abandono e em risco social. 


      Em um terreno de 3.000m2, doado pelo municipio na rua E n.º 15, Bairro Coveima II, já em fase de construção a 1ª etapa que abrigara muros e escritorios tendo a 2ª etapa já elaborado o projeto de construção pelo engenheiro contratado, aguardando verbas de subvençao  social, e covenios via governo Municipal, Estadual e Federal.

CASA LAR 3ª IDADE COM CRISTO
Um sonho esta nascendo


        o envelhecimento é marcado por fases, onde muitas transformações ocorrem na vida do idoso. Os sentidos não têm mais a mesma eficiência, os ossos e os músculos começam a ficar comprometidos e outros órgãos começam a sofrer dificuldades para exercer sua função com eficácia. Cabem as instituições que asilam os idosos cuidar para que essas qualidades restantes sejam preservadas ou melhoradas e para que o processo de envelhecimento não seja só visto como fim de uma vida, implantando ações que proporcione uma melhor qualidade de vida, para que os mesmos não se restrinjam em esperar a sua morte.
         No Brasil a população de idosos chega a 14, 5 milhões representando 9,1% da população brasileira. Apesar do processo de envelhecimento recente, a população brasileira pode ser considerada uma das maiores do mundo e daqui a 25 anos, esta população de idosos do Brasil poderá ser superior a 30 milhões quase a população total do estado de São Paulo. Observando esses dados é necessário um planejamento do sistema Público de saúde visando atender a demanda de idosos que necessitarão de cuidados e a implantação de medidas que tornem esse período de vida mais confortável e o mais prazeroso possível.
         Muitas vezes a população se esquece de sua função social, de ser também um serviço de utilidade pública.  É nossa função lutar para que os velhinhos tenham uma oportunidade de vida melhor.  Assim como é dever da administração pública, imprensa e a sociedade de um modo geral. Apesar de seu papel, o asilo faz emergir a possibilidade de reconstrução de um novo mundo social para o idoso. Mediante estes fatos, é que pretendemos criar em vitória da Conquista, CASA LAR 3ª IDADE COM CRISTO,  oferecendo uma estrutura confortável aos idosos, com base na realidade da cidade e dos projetos Casa Lar já em funcionamento, para tal e impresidivel fazer parcerias em busca da execução e funcionamento deste projeto.

      


  CONTITUIÇAO OCIP -CNPJ- DIRETORIA –REGIMENTO
Foi constituído uma diretoria onde a presidente Pr. António Marcos em varias reunioes fundou uma OCIP, Sob CNPJ10.449.564/0001-60. Registrada em Brasilia dando condições de busca de recursos federais proporcionando convênios em prol do projeto.
        - Criação de uma nova ONG, proporcionará uma administração desvinculada independente dos projetos já existentes com novos diretores, criando seu próprio regimento interno, adequando  ao Estatuto do idoso em vigência. 


Para doações conta Caixa Econômica Federal
Agencia: 0079
Operação: 003
Conta: 36922

Histórico da Casa do Andarilho



A cidade de Vitória da Conquista é sede de uma grande obra social que está comemorando seus 12 anos. A Casa do Andarilho é uma instituição filantrópica fundada em 18 de outubro de 1998, pelo espírito solidário de Ataíde Macedo e membros de algumas igrejas evangélicas locais que distribuíam sopas nas madrugadas frias da cidade e perceberam a necessidade de se acolher algumas pessoas.
        A casa é uma das primeiras entidades do projeto Cristo Liberta que tem como objetivo resgatar vidas e levar a palavra de Deus aos necessitados que ali se encontram. Os internos ficam por sete dias na casa, onde recebem alimentação, higiene diária, estadia e apoio espiritual. São atendidos cerca de 200 andarilhos e migrantes por mês: moradores de rua e, até mesmo, pessoas que, por algum motivo, estão de passagem pela cidade e não têm onde ficar. Nesses casos, algumas passagens são doadas em convênio com a Assistência Social da Prefeitura Municipal e alguns parceiros.

      Depois do acolhimento por sete dias é feita uma triagem. Pessoas que apresentam problemas mais sérios como vícios, ou pessoas com maiores necessidades (idosos, crianças e adolescentes trazidos pelo Conselho Tutelar, etc.) são encaminhados para suas famílias ou para as outras instituições do Projeto Cristo Liberta (Casa de acolhimento e recuperação de mulheres, Centro de Recuperação Educacional, Centro de Triagem e Terapia).
       Para manter a Casa do Andarilho, a boa e velha união. “Vivemos exclusivamente de doações. Das entradas da instituição, 20% é do município via prefeitura, 80% vem dos recursos da doação do comércio, das empresas, da sociedade em geral de Vitória da Conquista e dos sócios contribuintes”,
        Além disso, suas doações podem chegar à instituição através do Projeto Sua Nota é um Show. Deposite suas notas fiscais em caixas da Instituição espalhadas pelo comércio ou leve suas notas à sede. A Casa do Andarilho fica na Rua 28, Casa 10, Conveima II, ou pelo telefone 3421 6199, ou seja um voluntario

PROJETO CRISTO LIBERTA